O Instituto Navegando e Lendo – NVLENDO foi criado após o projeto de incentivo à leitura estar em ação por dois anos (iniciou em 2007) disponibilizando livros de literatura diversa nos barcos oriundo do interior do estado que aportam em Manaus. Nossa missão é introduzir o hábito de leitura na população que esteja ao nosso alcance, através do acesso ao livro e explanação da importância do ato de ler literatura – É dessa maneira que acreditamos que o aproveitamento escolar pode melhorar e assim diminuir as desigualdades sociais.
A experiência e preocupação com o meio ambiente iniciou em 2008 quando colocamos tambores de coleta de óleo de fritura em 5 pontos dos portos de embarque e desembarque de passageiros do transporte fluvial. A campanha ocorreu através de cartazes colados nos barcos que aportavam em Manaus e portos de embarque e desembarque de passageiros. O óleo coletado era utilizado em oficinas nos colégios da capital Manaus e em algumas comunidades.
Linha do tempo:
Dia de 10 de junho de 2007 foi implantado o projeto de incentivo à leitura na lancha Missone, disponibilizando gratuitamente livros de literatura diversa para seus passageiros lerem durante a viagem. Em 2008 já eram 9 barcos com livros, mesmo que em locais improvisados.
2007 – no mês de novembro foi disponibilizado o site navegandoelendo.com.br com cadastro de barcos. Os links BARCOS e LANCHAS possuem informações básicas: Nome da embarcação, destino, horário de saída, tempo de viagem, telefone de contato da tripulação e porto de embarque e desembarque.
2008 – é implantado nos portos de Manaus e divulgado nas embarcações o projeto ambiental de proteção aos rios. Campanha para aproveitamento do óleo de fritura usado e o não derramamento na tubulação de esgoto doméstico ou diretamente nos rios. Foi disponibilizado 5 tonéis de 60 litros para captação de óleo de fritura usado em 5 locais de atracação de barcos.
2009 – é disponibilizado o site navegandoelendo.com.br incluindo um cadastro de barco com nome da embarcação, destino, dia de saída, tempo de viagem e telefone de contato da tripulação.
2009 – recebemos o Prêmio Machado de Assis pelo projeto que disponibiliza livros nos barcos. Com o acervo recebido implantamos uma biblioteca na comunidade carente SantaCruz – Flores;
Agosto de 2009 – colocamos em circulação gratuita para passageiros e tripulantes o informativo Navegando e Lendo;
2014 – Rotary Club Manaus Centro doa 10 estantes suspensas que foram instaladas em 10 embarcações, contendo livros.
Janeiro de 2017 – implantamos a biblioteca contêiner Tenório Telles de incentivo à leitura;
Julho de 2017 – doamos 600 livros de literatura para a escola Francisca Campos Corrêa em área rural para projeto de incentivo à leitura.